segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O milagre em Caná e em nosso matrimônio



A presença de Jesus em Caná manifesta o projeto salvífico de Deus a respeito do matrimônio. O casamento foi instituído por Deus lá no início de tudo, em Gênesis. E o início do ministério terreno de Jesus foi marcado por seu primeiro milagre realizado em Caná da Galiléia, ressaltando a importância do casamento aos olhos de Deus. É maravilhoso constatar que Jesus começou sua pregação não no deserto como os profetas, mas num casamento, numa família. Mostrando para nós o quanto ele valoriza o casamento e como Ele dá um sentido novo a essa sagrada união!

No centro da cena de Caná está Jesus Cristo. Ele é o convidado das núpcias de Caná e deve ser também o convidado de todo o casamento cristão. Convidar Jesus para o nosso casamento é trazer o Evangelho para dentro de nossa casa e fazer o que Ele nos manda. Fazer o que Jesus manda é o caminho para a solução de todos os problemas que a vida costuma nos trazer. Ele ordena com autoridade divina. Fazer o que Ele manda é a garantia da subsistência do nosso lar. Ele quer estar presente desde o início. Ele vem ao encontro dos esposos.

Houve restauração em Caná, nos mostrando que pode ocorrer também em qualquer matrimônio. Quando Jesus realiza o milagre transforma água em vinho, tristeza em alegria, fracasso em triunfo. Ele pode e quer fazer isso em todos os casamentos. O amor dos dois esposos, no dia das núpcias, entra no mistério do amor de Jesus. O vinho novo , de qualidade , é a expressão do amor novo que leva e eleva à perfeição o amor humano dos esposos. Aquele Jesus que iluminou com sua presença as bodas de Caná pode ensinar aos esposos cristãos também de hoje a beber um vinho ainda melhor.

No casamento deve-se começar pelo vinho melhor e esse deve ser servido durante toda a vida do casal. Com Jesus presente em nosso matrimônio nós poderemos servir o vinho bom do inicio ao fim. Nós poderemos provar dele em primeiro lugar. Depois, nossos filhos. E em seguida nossos amigos e a nossa comunidade. Em cada matrimônio que Jesus estiver presente acontecerão milagres da água se transformando em vinho. Pela presença atuante de Cristo, a união no plano humano toma um sentido novo e passa a ser um sinal de Deus. Sinal sacramental, que deve ser visível e palpável, especialmente para as novas gerações, para que elas saibam que o amor existe e que faz as pessoas felizes.

A presença de Jesus traz a esperança de que amanhã será melhor. A presença de Jesus possibilita aos esposos vencerem a rotina difícil e a força destruidora do tempo. A presença de Jesus santifica os menores acontecimentos. O amor vinculado a Deus torna-se indestrutível.

Todos os matrimônios podem se tornar sinal de Deus para o mundo. Os matrimônios que passam por dificuldades podem mudar com a ajuda de Cristo. Enchendo as talhas, isto é, fazendo a nossa parte no milagre do amor, Jesus realiza a transformação. As talhas vazias falam do esvaziamento de si mesmo, falam sobretudo da falta de amor e entusiasmo. É preciso ter o cuidado de enchê-las de novo. É preciso abrir o coração. É preciso confiar em Jesus e fazer a nossa parte. Temos que nos empenhar para fazer a nossa parte para que ”o milagre” ocorra em nossa vida matrimonial. Depois precisamos aprender a ter paciência para esperar com fé os frutos de nossa mudança e empenho. Com fé é possível mudar tudo, pois a fé remove montanhas.

O milagre do casamento se dá sempre na intimidade do casal. Olhar com bons olhos sempre realizou milagres e transformações. A felicidade a dois se constrói nas coisas pequenas e simples do dia a dia. É preciso descobrir o lado gostoso da vida, encontrar o belo, o bom e o verdadeiro, no cotidiano.

Numa vida de amor que cresce deve haver diálogo, compreensão, carinho, paciência e doação. Essas atitudes certamente realizarão milagres na vida do casal. Isso é amar. O amor humano deve crescer. Para crescer deve ser cultivado. Se fizermos crescer o nosso amor matrimonial, ele cresce pelo dom de si. O dom de si deve ser total. Só assim se entende o amor conjugal.

Num tal grau de amor, o ser amado é verdadeiramente insubstituível: dado por Deus, ele é único com Deus; um mistério inesgotável habita nele.

Deus santificou misteriosamente a união conjugal, desde o princípio, a fim de prefigurar, no vínculo nupcial, o mistério de Cristo e da Igreja. Para revelar seu plano de amor, Deus une a mulher ao marido e dá a esta união, estabelecida desde o início, a única benção que não foi abolida nem pelo castigo do pecado original nem pela condenação do dilúvio. Deus quis cobrir de bênçãos a união do homem com a mulher.

Nós, casais, temos uma grande intercessora que deseja insistentemente que nosso matrimônio dê certo e seja fonte de luz para os outros casais. O nome dela é Maria. Ela é a nossa maior intercessora. Maria é aquela que vai a Jesus e lhe faz uma confidência: “Eles não têm mais vinho”, ou seja, é Ela que vai a Jesus e diz: “Eles estão em apuros, o amor está acabando, eles estão com problemas, o casamento deles precisa de ajuda.” Maria é um caminho para chegar a Jesus. A presença de Maria e Jesus, no matrimônio é uma graça eterna! Maria pede para Jesus fazer algo pelo casal de Caná e mesmo não tendo chegado ainda a hora do início do seu ministério, Ele obedece. Podemos ver aqui a importância da presença de Maria Santíssima nas nossas famílias, nos nossos lares e nos nossos matrimônios. Maria quer vir em nosso socorro. Ela nos observa atentamente dentro da nossa intimidade. Ela se preocupa com cada família, Ela não quer que falte o vinho do amor nos nossos lares. Ela não deixa que a festa do nosso matrimônio acabe. Ela sempre intercede por nossos matrimônios.

A verdade é que o milagre de Caná se realiza e se perpetua na vida de todos os cônjuges que se amam. O milagre se realiza todos os dias na vida dos casais. A transformação é contínua e sempre para melhor. O casamento será incessantemente uma festa perene para o casal que convida Jesus e Maria para o seu lar. A água é transformada em vinho todos os dias e o amor jamais acabará para aqueles que em Cristo acreditar.

É preciso redescobrir o casamento como fonte de santificação. Peçamos a Deus para que todas as famílias sejam pequenas igrejas domésticas de onde se irradie o reino de Deus, que é o reino da verdade, da vida, da santidade, da graça, da justiça, da paz e do amor.


Imagem Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário