segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O Tamanho da corrupção no Brasil



Prof. Felipe Aquino

Estamos no período eleitoral e todos sabemos o quanto o nosso voto é  importante para melhorar o país. Não podemos brincar de votar, de anular o voto, de votar só para cumprir a obrigatoriedade que a lei impõe. Não! Votar é exercer o direito e o dever de cidadania. É uma grande responsabilidade de cada um, especialmente de nós cristãos.

Muitos são os problemas hoje do nosso querido Brasil: transportes ineficientes, inflação crescente e ameaçadora, falta de boa educação, falta de moradia para o povo, segurança precária, falta de hospitais, médicos, bom atendimento, falta de saneamento básico em muitos lugares, falta de infraestrutura em estradas, portos e aeroportos;  e, sobretudo, corrupção, que sangra os cofres da Nação.
Para se ter conhecimento de quanto a corrupção faz sangrar o país, publico abaixo alguns dados sobre ela, publicados em uma revista de circulação nacional. É de chorar de tristeza quando se sabe que esse dinheiro imenso, ‘roubado’, poderia estar pagando a saúde, a vida, o transporte, a educação e a segurança de muitos carentes desses recursos. Faltam investimentos para o país crescer e se desenvolver, sem o que o nosso PIB nunca poderá ser pequeno. “Apenas 8,6% do aumento da arrecadação de impostos, entre 1995 e 2010, retornaram à sociedade na forma de investimentos públicos promovidos pela administração federal direta, sem computar as estatais”.

São muitos os motivos para se indignar com esta situação atual do Brasil. Diz a revista que:
“São 720 bilhões de reais roubados nos últimos 10 anos”.  19% na área municipal;  30% estadual; 51% federal. Foram “85 bilhões de reais roubados pelos corruptos brasileiros no ano passado. Com esse dinheiro seria possível:
1 – erradicar a miséria;
2 – custear 17 milhões de sessões de quimioterapia;
3 – custear 34 milhões de diárias de UTI nos melhores hospitais;
4 – construir 241 km de metrô;
5 – construir 36.000 km de rodovias;
6 – construir 1,5 milhões de casas;
7 – reduzir 1, 2% na taxa de juros;
8 – dar a cada brasileiro um prêmio de 443 reais;
9 – custear 2 milhões de bolsas de mestrado;
10 – comprar 18 milhões de bolsas de luxo (Iguais aquelas que os corruptos presenteiam suas mulheres e amantes)”.

Os ministérios campeões em irregularidades:  Saúde – 2,2 bilhões ; Integração Nacional – 1,1 bilhão ; Educação – 700 milhões ; Fazenda – 617 milhões;  Trabalho e Emprego – 475 milhões; Planejamento – 440 milhões; Meio Ambiente – 260 milhões; Cultura – 184 milhões; Ciência e Tecnologia – 130 milhões; Previdência – 120 milhões
(Fonte de todos os dados citados acima:  Revista VEJA – n. 44, ed. 2240 – n. 43 , 26/10/2011, pg. 76).
Sabemos que toda essa mazela só poderá ser eliminada quando o povo, consciente, educado, participativo, fizer valer a sua voz e o seu poder que se manifesta, sobretudo nas eleições. Aos poucos isso vai acontecer; cabe a cada um acordar seu amigo, seu pai, sua mãe, seu irmão, se colega de trabalho…


Fonte: Editora Cléofas

Nenhum comentário:

Postar um comentário