segunda-feira, 31 de março de 2014

Evangelizar é propor uma nova realidade



Padre Adriano Zandona
Todos nós somos missionários pelo batismo

Todos nós somos missionários pelo batismo. Muitas vezes, quando ouvimos falar em missionariedade, achamos que isso se refere apenas às freiras, aos padres e freis. É interessante porque, para ser missionário, não se deve apenas deixar uma terra e ir para outra; é preciso deixar-se para ir ao encontro do outro e levá-lo a Cristo. 
Como diz Marcos no capítulo 16, 15: “É necessário que o Evangelho seja pregado a todas nações”. Essa frase está no imperativo, ou seja, Jesus não está pedindo, Ele está nos mandando evangelizar.

Por que o Evangelho precisa ser pregado a todas as nações? A resposta está em I Timóteo 2, 3-4: “Isto é bom e agradável a Deus, nosso Salvador. Ele quer que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade”.

É fácil pregar o Evangelho? Não é fácil pregá-lo às crianças, aos jovens e nem mesmo àqueles que já estão na Igreja. Hoje, o mundo está muito diferente, e é complicado entender a cabeça das pessoas. Vivemos numa sociedade na qual nada sacia ninguém.

Existem dificuldades, mas precisamos ter consciência de que o Evangelho é a força que nos dá ânimo. Quantas pessoas têm se convertido! Mesmo diante das dificuldades, precisamos acreditar na força desse instrumento [a Palavra de Deus] e sermos transmissores dessa mensagem.

Uma das coisas mais importantes que a Igreja nos ensina é que a sociedade atual está cansada de mestres, mas tem sede de testemunhos. O que isso significa? Precisamos viver um testemunho autêntico, ou seja, o que fazemos vale mais do que aquilo que falamos. As nossas atitudes mudam vidas.
Dentro da Igreja, muitas vezes, corremos o risco de ter uma consciência pagã. Como está a sua família? Ela está sendo exemplo para os outros? Evangelizar é propor uma nova realidade, e isso pode acontecer de várias formas. Você já fez a experiência de ter um encontro com Deus por meio de um sorriso? Por meio de um abraço? O amor de Jesus se manifesta também nas coisas simples.

Fonte: Comunidade Canção Nova
Imagem Google

segunda-feira, 24 de março de 2014

Amigo, amigo meu, quem tu és?









Eliane de Souza Rafael – Consagrada Arca da Aliança e psicóloga

“Quem conheceu um amigo jamais morrerá, pois os amigos são um pedaço do céu”. Esta canção me foi apresentada certa vez, por uma pessoa que acabara de conhecer e deixou-me atenta e indagando meus valores acerca da amizade. E, no final, falando ainda sobre  amizade, esta pessoa fez o seguinte comentário: “quem não souber ser ou fazer amigos não serve para beber do carisma desta Comunidade”.

Trazendo mais das minhas experiências, na semana anterior tive a grata satisfação de participar de uma cerimônia celebrativa, na qual uma amiga fora homenageada. Ao ver a aproximação dela e dos demais em procissão para o altar, lugar do “Sagrado”, meu coração inquietou-se de maneira ora acelerada ora descompassada. Que sentimento indescritível apoderou-se de mim! Momentos depois, percebi o quanto é importante uma amizade em nossas vidas.

Talvez por hora possa parecer desconexo meu pensamento, mas confie em mim, não é! É imprescindível a necessidade de se ter amigos, já que nós somos seres relacionais e precisamos dos outros para nossa construção como seres humanos. Crianças e jovens sem amigos podem se sentirem deslocados e perturbados. Em situações assim, quando não há um olhar atento e diferenciado para as necessidades deles, no futuro esse pode se tornar um adulto inconsistente, com dúvidas sobre a importância de sua vida para a sociedade. Logo, vê-se a necessidade de se fazer amigos com intuito de viver e relacionar-se com os outros de maneira saudável.

Ao longo da trajetória da vida, aprendi a compreender e aceitar que quando você se identifica com uma pessoa e tem nela um grande amigo, injeta-se grande expectativa nessa relação. Passamos a confiar de tal forma que nem cogitamos a ideia de que um dia ela poderá nos ferir ou nos magoar. Não podemos nos iludir com essa meia verdade, porque somos todos seres humanos passíveis a erros.

A pessoa que um dia você chamará de amigo certamente é alguém que compartilha de alguns dos seus interesses, e que tem opiniões e atitudes semelhantes as suas. Um amigo é aquele que ri com você de suas gafes e desacertos e pra você está tudo bem. Um amigo é alguém que confia em você, o compreende e aceita da maneira que você é. Amigo, é alguém em que você, em retorno, confia, compreende e apenas aceita.

Um amigo verdadeiro não irá atacá-lo no ponto em que você se sente fraco e/ou ferido, pois os amigos são igualmente vulneráveis sentem a dor do outro. Um amigo verdadeiro sabe como você se sente sobre certas coisas sem você precisar que lhe digam. Um amigo é alguém que sabe o que é realmente importante para você, porque você se sentiu próximo dele o bastante no passado para partilhar seus sentimentos, sonhos e planos com ele.
A partir daí percebe-se que dá trabalho cultivar uma amizade que principia quando  um começa a conhecer o outro. Quando você compreende essa pessoa, começa a confiar e compartilhar. Pois ninguém compartilha algo importante com um desconhecido ou qualquer pessoa.

Todavia, toda boa amizade tem seus altos e baixos, suas brigas, discussões, desentendimentos e reconciliações. Só porque as coisas entre amigos não estão bem, não quer dizer que a amizade tenha terminado. À medida que você e seus amigos mudam, também mudam as amizades. Deve-se ter o cuidado de não culpar ninguém por crescer ou mudar, inclusive, você.
Nos escritos de Santo Agostinho ele elogiava o carinho que João tinha pelo Mestre na noite em que foi instituída a “Eucaristia”, e, Agostinho ansiava em sua vida uma amizade semelhante. “Sine amico nilhi amicum”,escreve ele (“sem amigo, coisa alguma nos é amistosa”).

Você entende o porquê lá no inicio eu falei da importância da amizade?! Sabe-se que se gostamos de ter rosas em nosso jardim, temos que cuidar bem do roseiral. O mesmo ocorre com nossas amizades, pois não se consegue construir um relacionamento com vínculos afetivos verdadeiros se não nos permitirmos doar-nos e aceitar o que essa relação tem para nós. Mantenha contato com seus amigos, não deixe que as relações se percam.


segunda-feira, 17 de março de 2014

Conhecendo a Comunidade Católica Face de Cristo

Porquanto Deus, que disse: Do meio das trevas brilhe a luz! Foi Ele mesmo quem reluziu em nossos corações, para fazer brilhar o conhecimento da glória de Deus, que resplandece na Face de Cristo”. (2 Cor 4,6)

 Em outubro 1982, na Arquidiocese de Fortaleza, Ceará, sob o governo do Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, na conclusão do Seminário de Vida no Espírito Santo, promovido por Emmir Nogueira, coordenadora da RCC, no Ceará, aconteceu o batismo no Espírito Santo, onde estavam presentes Aluízio e Célia Nóbrega. Aquela noite foi um marco em suas vidas, eles que viriam a ser os fundadores da Comunidade Católica Face de Cristo, nascida daquele grupo de Oração.

 Sendo a primeira Comunidade com o Carisma de Família, nossa Comunidade passou a receber convites e a realizar missões, em várias cidades e estados. A partir destas missões surgiram grupos e, as várias outras Comunidades que também trabalham com Casais e com Famílias no Brasil.
 Neste contexto surge também como missão, A Escola de Trabalho Oficina do Senhor, – projeto de Promoção Humana; um trabalho com centenas de crianças, adolescentes e jovens carentes; Evangelizando, dando reforço escolar, assistência médica e dentária, alimentação (refeição e lanche), e vários cursos em vista de uma cidadania e profissionalização.

  Iniciamos em 2.000 a primeira missão fora de Fortaleza, em Parnaíba – PI, sob a bênção de Dom Rufino, então Bispo da Diocese. No ano seguinte com o convite do novo Bispo da Diocese de Parnaíba Dom Alfredo Shafller, iniciamos a missão de Cocal-Pi.  

Estamos também com casa de missão em Maceió - AL.
 Diariamente, temos Eucaristia e Adoração ao Santíssimo Sacramento, além de grupos de oração de casais, de Adolescente, de Jovens e Mistos. A cada ano preparamos crianças para primeira Eucaristia, e jovens para o Crisma.
 Visando a vivência do nosso Carisma, damos uma especial atenção à formação dos noivos e recém casados, com o projeto “Bodas de Caná”.
  No ano do jubileu de 25 anos de nossa fundação, tivemos nossa aprovação Diocesana como Associação Privada de Fieis, por Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza.

 O Carisma Face de Cristo: “Santidade do Matrimônio e da Família”, numa Vocação de Amor.

O matrimônio como imagem da Trindade, e a família como unidade da Igreja.
Deus criou a humanidade para viver em comunidade e esta vida comunitária se inicia no amor recíproco do homem e da mulher no matrimônio, sendo os filhos uma consequência desse amor. 

Essa unidade reflete para todos nós, o amor de Deus Pai por seus filhos e de Cristo pela sua Igreja, e ainda, o amor que deve existir entre os homens.
O matrimônio deve ser assim uma imagem da Aliança de Deus com os homens e da união indissolúvel entre Cristo e a Igreja. É o próprio Jesus que proclama a unidade e a indissolubilidade do matrimônio, ao citar que no princípio Deus criou o homem e a mulher para serem uma só carne, cf. Gn 2,24 concluindo em Mt 19,6 que “portanto não separe o homem o que Deus uniu”.

 O matrimônio deve ser ainda a imagem da Trindade no mundo, portanto famílias da Comunidade Face de Cristo devem viver o testemunho da Trindade, doando-se cada cônjuge um ao outro sem reter nada para si. O próprio nome FACE DE CRISTO, biblicamente revela o SER de Deus, o SER do Amor, o SER da Trindade, ou seja, o próprio Deus, comunidade de Amor, daí a vocação de viver, testemunhar e ajudar os demais a viverem o testemunho da Trindade, “o Amor”.
O Papa João Paulo II na sua Encíclica Familiaris Consortio ressalta que a Igreja reconhece no Matrimonio e na Família um dos bens mais preciosos da humanidade.

 O chamado à santidade não é apenas para nossa família. O Carisma é justamente para que essa graça especial, a santidade do matrimônio e da família sejam resgatados, já que estão sendo esquecidos, ou ainda, está cada dia sendo mais e mais desvalorizado, desqualificado pelo mundo de uma maneira geral, e mais especificamente pelos meios de comunicação, a televisão, a maior responsável, mas não a única. 


O Senhor nos concede o carisma para sermos instrumentos para que também outras famílias venham a buscar essa santidade, que para nós é sinônimo de “felicidade”. No texto aos Romanos (Rm 5,15) Paulo nos mostra que mesmo onde existia o pecado é possível, até mais abundantemente, existir a graça, o Carisma.
 Importante notar que um membro pode ser instrumento de Deus, de santificação um para o outro, Cf 1 Cor 7,14.

Buscar a santidade quer dizer que Deus deve estar em primeiro lugar na nossa família. Ele dever ser o Senhor. Nada na nossa família deve tomar o seu lugar. Tudo o que temos é por graça de Deus, Cf. Tg 1,17, não só os bens materiais, mas também a nossa família são dons de Deus logo, nada nem ninguém, pode estar acima de Deus.

Para vivermos plenamente o chamado de Deus fazemos o caminho vocacional para atingirmos uma Consagração de nossa vida, no nosso Carisma, ao Senhor. Nossa caminhada vocacional tem início no
“Despertar Vocacional”, prosseguindo por dois anos como Postulantes e mais dois anos como Discípulos, até chegarmos a Consagração. Consagração esta que visa três pontos principais: 1. A luta pela Santidade, por fazer a vontade de Deus, em unidade com a Igreja. 2. A Missão, o apostolado. Consagramo-nos para servir a Deus, no próximo necessitado. 3. Para sermos guardiães do Carisma que o Senhor nos concedeu.


Comunidade Católica Face de Cristo


terça-feira, 11 de março de 2014

Conhecendo a Comunidade Católica Sagrada Família



Estatuto Civil e Estatuto Canônico

Nosso Estatuto Civil foi devidamente registrado em Cartório segundo as normas brasileiras em maio de 1998 como Associação Católica Sagrada Família.

O Estatuto Canônico está em fase final de avaliação nas mãos de nosso Arcebispo o Cardeal D. Odilo Pedro Scherer. Segundo suas palavras, tem a intenção de nos aprovar em breve.

Fundação

Fundada em 24 de Junho de 1994 – Festa da Natividade de S. João Batista e Ano da Família - por Italo J. Passanezi Fasanella, escritor, leigo, estudante de teologia na Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo, casado com Rosana Millan Fasanella desde 1989 e pai de seis filhos (4 vivos e 2 abortos espontâneos – estes também são vida humana e devem ser considerados filhos!).

A fundação nasce de um apelo irresistível no coração do fundador em resgatar a família. Com vivência de 10 anos na Renovação Carismática Católica, ele inicia com alguns casais esta obra que, com o passar do tempo, houve a compreensão que não era uma obra apenas para casais mas para toda família.

Resumo profético de nosso Carisma

“Evangelizar e resgatar a família, vivendo e sendo instrumento da Efusão do Espírito Santo para fecundar, gerar e fazer nascer Jesus Senhor e Salvador no seio das famílias para a construção da Civilização do Amor”.

Missão exercida através do Carisma

 Empreendemos esforços para promover a família e seus verdadeiros valores: a vida, a moral, a espiritualidade, a santidade, a harmonia, o perdão, ou seja, a reconstrução do equilíbrio desta instituição divina da qual depende o verdadeiro equilíbrio de nossa sociedade. “O futuro da humanidade passa pela família!” (João Paulo II).

A comunidade é composta por adultos, jovens, adolescentes e crianças (casados; solteiros; vocacionados ao celibato e aberta ao sacerdócio); que abraçam, por um chamado de Deus e uma vocação específica, a causa da família.  Vivemos nas formas de Vida Comum: aqueles que se entregam e consagram seu tempo integral para a obra. E a forma de Aliança: aqueles que, tendo suas atividades no mundo secular, também se dedicam e consagram parte de seu tempo para a missão da comunidade.

Evangelizamos através de grupos de oração para adultos, jovens, adolescentes e crianças; aconselhamento familiar pessoal ou via internet; orientação de Planejamento Familiar através do Método de Ovulação Billings (MOB); livros publicados; pregações; cursos; encontros; retiros; oração e evangelização nas casas, dança, teatro, Congressos, e também através de nosso portal www.sagradafamilia.org.br meio pelo qual evangelizamos também através de Web TV e Web Rádio, Blogs, um site exclusivo para jovens dentro do Projeto Resgate Jovem e acesso a todas as Redes Sociais em que estamos presentes com evangelização. Também através de programa de Rádio em parceria com a Comunidade Canção Nova. Oferecemos também assistência pisicológica e alimentícia para as famílias.

Realizamos a Escola de Família – formação para a vida familiar segundo os desígnios de Deus para a pessoa, o matrimônio e a família. Esta Escola é uma parceria com a Sessão brasileira do Pontifício Instituto João Paulo II para estudos sobre o Matrimônio e Família que está ligado com o Instituto de Roma. De forma inédita esta Escola é transmitida ao vivo pela Web TV atingindo alunos em diversas partes do Brasil. Atualmente são seis núcleos da Escola.

Sede e Casas de Missão no Brasil

Nossa sede fica na na Arquidiocese de S. Paulo/SP. Os outros núcleos de missão, atualmente, são quatro:
Arquidiocese de Brasília/DF;
Arquidiocese de Palmas/TO;
Diocese de Santos/SP e
Diocese de  S. José do Rio Preto/SP.
       
Espiritualidade

Vivemos a espiritualidade da Renovação Carismática Católica, pois nascemos da mesma graça, ou seja: a vivência da Efusão do Espírito Santo e o exercício dos Dons Carismáticos (cf. I Cor 12) e temos a Sagrada Família de Nazaré, S. João Batista, Santa Terezinha e seus pais, os beatos Luiz e Zélia Martin, Pe Pio e o Beato João Paulo II por baluartes padroeiros e modelos de nossa espiritualidade específica; sendo Jesus Eucarístico o centro e a fonte de nossa espiritualidade, carisma, fraternidade e missionariedade.

"Resgatem a família, resgatem a família, resgatem a família." Em obediência a esta ordem de Deus, procuramos viver um estilo de vida próprio, que é, em primeiro lugar a santificação da própria vida e família, em seu cotidiano, para sermos instrumentos de resgate e santificação para tantas outras famílias que muito necessitam deste testemunho e referência, pois estão profundamente marcadas com as conseqüências do pecado, da injustiça e da ação direta do maligno que busca sua destruição. Viver a vocação de Igreja Doméstica (cf. CIC 1656) e, assim, construir a Civilização do Amor. “Crê no Senhor Jesus, e serás salvo tu e tua família.” (At 16, 31).
       
Processo vocacional e formativo

Todos os candidatos passam por um retiro vocacional e, optando pelo vocacional, terão um ano de formação com acompanhamento pessoal. As fases seguintes são dois anos de postulantado e dois anos e meio de discipulado para se chegar à primeira Promessa Temporária. Cada um dos anos das fases formativas pode ser repetido se o candidato não atingir um mínimo satisfatório de maturidade que é avaliado segundo alguns critérios.

Na composição de nossa formação abordamos temas relativos ao próprio carisma, bem como a realidade das novas comunidades, formação humana e espiritual, doutrinal, missionária e mais especificamente sobre família que o coração do carisma e missão.




São Paulo, 25  de abril de 2013.



Italo J. Passanezi Fasanella
Fundador e Moderador Geral




I